Desenvolvimento Futsal 2012-2014


No dia 15 de Julho de 2012, foi apresentado, a toda a estrutura do Clube, o “Projeto de Desenvolvimento do Futsal na Casa do SL Benfica de Vila Pouca de Aguiar” para os próximos 2 anos (2012-2014), que visa melhorar a qualidade presente da Secção de Futsal do Clube e assegurar o futuro da mesma. A razão pela qual o projeto é apenas para 2 anos tem a ver com o fato de o mandato da direção só ter 2 anos. No entanto, o projeto pretende deixar bases e estruturas que lhe permitam ter continuidade após esses 2 anos, seja com esta direção e esta estrutura técnica, seja com outras pessoas.
A Casa do Benfica (CBVPA) apresenta 4 grandes propósitos para a sua Secção de Futsal:
  • Criar uma organização e cultura de Clube, que permita à CBVPA dimensionar-se e estruturar-se de modo a crescer como Clube e de forma a suportar todo o trabalho a realizar pelas suas equipas e pelos seus jogadores;
  • Promover o desenvolvimento desportivo das equipas da CBVPA, procurando dotá-las de competência e qualidade para competir em níveis de complexidade superiores;
  • Promover uma melhor formação aos jogadores e jogadoras de Futsal que integrem as equipas da CBVPA, bem como a todos os agentes desportivos (dirigentes, treinadores, etc) que com o Clube trabalharem;
  • Promover reflexão sobre aspetos que nos pareçam importantes para a melhoria do Futsal distrital e nacional, bem como sobre novos desafios que a CBVPA possa abraçar.
No sentido de melhorar a qualidade de tudo o que está subjacente à sua Secção de Futsal, a CBVPA procedeu a alterações a vários níveis, sendo que começou pela organização estrutural do Clube. Para além da melhoria e qualificação dos departamentos (Técnico e Médico) já existentes, foram criados dois novos departamentos de apoio ao processo desportivo: departamento de logística e gestão operacional e departamento de comunicação e imagem. Foram ainda instituídas normas internas (para todos os elementos da estrutura) e um regulamento interno (para todos os elementos das equipas de futsal do Clube).
Ao nível do jogo e do treino, a CBVPA pretende melhorar a qualidade de jogo das suas equipas, através da promoção de uma cultura acerca do que é o jogo e o treino de qualidade, comum a todas as equipas do Clube. Esta cultura e identidade que se pretende promover só pode surgir se houver um compartilhamento de ideias por parte de quem integra a estrutura do Clube, daí a necessidade do Clube em implementar Modelos de jogo, de treino, de jogador e de treinador comuns a todas as equipas do Clube. A melhoria dos espaços e condições de treino é também uma prioridade. Subjacente a isto está, sem dúvida, a melhoria dos resultados das equipas, mas isso não pode ser um objetivo prioritário sem que haja o suporte necessário para isso acontecer.
A CBVPA quer melhorar também a formação dos seus jogadores e jogadoras, tendo 3 grandes preocupações: desportivas, sociais e ao nível da melhoria da sua saúde e da prevenção de lesões. Para além da melhoria da qualidade dos jogadores do Clube, a CBVPA pretende criar contextos que lhe permitam ter mais jogadores e jogadoras em idade de formação, para que a formação possa ser a maior fonte de recrutamento para as suas equipas seniores. Contudo, o contexto envolvente não permite, para já, a criação de mais equipas, pelo que terão de se encontrar outras soluções para cumprir este importante objetivo. Outra das estratégias que visa promover uma formação global dos jogadores e jogadoras do Clube é o acompanhamento sócio-educativo que será feito àqueles(as) que ainda estão a estudar e não terminaram o 12º ano. A melhoria da deteção e seleção de talentos é também uma prioridade.
A CBVPA tem também objetivos relacionados com os seus agentes desportivos. O aumento do número de treinadores por equipa e a definição de diretores responsáveis por cada equipa é já uma realidade. No sentido de aculturar os agentes desportivos a uma Cultura de Clube e de forma a potenciá-los para que possam enfrentar o futuro no desporto com novas ideias, a CBVPA desenvolverá uma formação contínua dos mesmos.
A aproximação do Clube à população, e vice-versa, é outro dos objetivos, que levará a CBVPA a criar estratégias para isso. Para isto, é preciso transmitir, em atos, os princípios e valores que regem esta nova cultura e ideia de Clube, bem como não deixar que se feche enquanto Clube e permitir que se abra à sociedade. As preocupações sociais, através do projeto a que chamou “Casa do Benfica Social” serão também uma realidade, para dar o seu contributo no sentido de melhorar a vida das pessoas menos favorecidas do meio que nos envolve.
Por fim, e porque só uma reflexão contínua promove melhorias no processo, a CBVPA tem como objetivo encontrar constantemente estratégias que permitam melhorar o seu processo desportivo. Por outro lado, o Clube também tem a obrigação de contribuir para a melhoria do futsal distrital/nacional. Da reflexão de vários assuntos relacionados com o Futsal surgirão, com certeza, propostas para os órgãos e entidades competentes.

Uma nova Era já começou no Futsal da Casa do SL Benfica de Vila Pouca de Aguiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário